Anestesia em Cirurgia Refrativa: Tudo que Você Precisa Saber

Olá, família Visão Raio-X! Se você está aqui, deve estar se preparando para uma cirurgia refrativa e quer saber mais sobre como será o processo de anestesia. Vou explicar todos os detalhes para você!

Antes de falar sobre os tipos de anestesia, vale entender quais são os tipos de cirurgia refrativa e como cada uma delas exige uma abordagem diferente. Entre as opções, temos o PRK e o Lasik, que são cirurgias puramente a laser, além de procedimentos com implantes de lentes.

Tipos de Cirurgia Refrativa e Anestesia:

  1. PRK (Ceratectomia Fotorrefrativa):
    • Nessa técnica, a camada superficial da córnea é removida com laser, álcool ou espátula, e então o laser é aplicado nas camadas mais profundas, o estroma, para corrigir o grau.
    • A anestesia recomendada é uma sedação leve (oral ou venosa) junto com colírios anestésicos. Em alguns casos, é feita apenas com colírios.
    • Durante o procedimento, o paciente precisa estar acordado para focar em uma luz, centralizando o laser.
  2. Lasik (Laser-Assisted in Situ Keratomileusis):
    • No Lasik 100% a laser (femto Lasik), o paciente passa por duas etapas de laser em salas diferentes, tornando a cirurgia um pouco mais longa.
    • Assim como no PRK, utiliza-se colírio anestésico e uma leve sedação. A vantagem é que, no Lasik, o pós-operatório é mais confortável, sem dores nos primeiros dias.
  3. Implante de Lentes Intraoculares:
    • Existem cirurgias com implante de lentes para diferentes faixas etárias. Lentes fáquicas são indicadas para jovens com cristalinidade preservada, enquanto pseudofácicas são para pessoas que precisam substituir o cristalino.
    • Para essas cirurgias, o bloqueio anestésico é feito com uma agulha na região entre o osso e o olho, proporcionando uma anestesia mais profunda e permitindo que o paciente durma durante o procedimento.

Escolha da Anestesia: Colírio ou Bloqueio Anestésico?

  • Se você é uma pessoa calma e com boa dilatação ocular, o colírio anestésico pode ser uma boa opção.
  • Para quem tem maior dificuldade com procedimentos médicos ou má dilatação, o bloqueio anestésico garante uma experiência mais tranquila.

Finalizando:
Espero ter ajudado você a entender qual é o tipo de anestesia ideal para sua cirurgia refrativa! Deixe seu comentário dizendo qual é a anestesia que você prefere e se inscreva no canal para mais conteúdos como esse.

Compartilhe esse post

Dr. Délio Evangelista

Dr. Délio Evangelista

Sócio-fundador da Neo Oftalmologia.
Graduação em Medicina - Universidade Federal de Sergipe;
Residência Médica em Oftalmologia - Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp;
Catarata e Ultrassonografia Ocular - Instituto Suel Abujamra;
Fellow (subespecialização) em Retina Vítreo.

Deseja marcar uma consulta ou tirar suas dúvidas sobre nossas cirurgias e tratamentos?