Tecnologia de Lentes para Tratamento da Miopia: Entendendo o Favo de Mel

Hoje, vamos explorar um pouco sobre uma tecnologia inovadora em lentes para tratamento da miopia, conhecida como “Favo de Mel”, desenvolvida pela fabricante europeia Let’s My.

Entendendo a Tecnologia:
Ao observar as lentes “Favo de Mel”, nota-se um casulo em volta do centro da lente, que se assemelha a um favo de mel. Mas qual é o segredo por trás dessa tecnologia?

O Problema da Miopia Progressiva:
Para entender, primeiro precisamos compreender o fenômeno da miopia progressiva. Em lentes de óculos convencionais, as imagens projetadas tendem a cair na periferia do campo de visão do paciente, estimulando um crescimento excessivo do olho ao longo do tempo. Isso ocorre devido ao foco hipermetrópico, no qual as imagens caem atrás do olho, estimulando o crescimento da esclera e, consequentemente, do globo ocular, exacerbando a miopia.

A Solução com o Favo de Mel:
A tecnologia das lentes “Favo de Mel” aborda esse problema de forma inovadora. O favo de mel presente na lente possui um grau com uma lipo correção, ou seja, o grau é menor do que no restante da lente. Isso permite que a imagem que estaria situada atrás do olho seja trazida para o fundo do olho, reduzindo o foco hipermetrópico.

Benefícios da Redução do Foco Hipermetrópico:
Com a redução do foco hipermetrópico proporcionada pelo “Favo de Mel”, ocorre uma redução na estimulação dos fibroblastos na esclera. Os fibroblastos são células responsáveis pelo crescimento do olho, e quando estimulados em excesso, contribuem para o aumento da miopia. Portanto, ao reduzir esse estímulo, as lentes “Favo de Mel” ajudam a controlar a progressão da miopia ao longo do tempo.

Conclusão:
A tecnologia das lentes “Favo de Mel” representa uma abordagem inovadora no tratamento da miopia progressiva, visando controlar a progressão da doença ao reduzir o estímulo dos fibroblastos na esclera. Compreender esses avanços na área oftalmológica nos mostra o potencial de novas tecnologias para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com problemas de visão. Se você gostou, curta, compartilhe e inscreva-se em nosso canal para mais informações sobre tratamentos para miopia e outras condições oculares. Até a próxima!

Compartilhe esse post

Dr. Délio Evangelista

Dr. Délio Evangelista

Sócio-fundador da Neo Oftalmologia.
Graduação em Medicina - Universidade Federal de Sergipe;
Residência Médica em Oftalmologia - Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp;
Catarata e Ultrassonografia Ocular - Instituto Suel Abujamra;
Fellow (subespecialização) em Retina Vítreo.

Deseja marcar uma consulta ou tirar suas dúvidas sobre nossas cirurgias e tratamentos?