Tudo o que você precisa saber sobre flashes de luz nos olhos

Se você ou alguém próximo está percebendo flashes de luz no campo de visão, saiba que isso pode ter uma explicação científica. Chamados de fotopsias, esses flashes ocorrem devido a alterações no olho, em especial na gelatina transparente que preenche o interior do globo ocular, conhecida como vítreo.

Por que esses flashes acontecem?

O vítreo é responsável por dar sustentação ao olho e, quando somos jovens, ele está firmemente preso à retina, que é a camada sensível à luz localizada no fundo do olho. Com o passar dos anos, o vítreo começa a se desprender da retina, o que pode causar a sensação de flashes de luz.

Esse processo, chamado de descolamento do vítreo, é natural e comparável ao aparecimento de cabelos brancos: pode acontecer com todos nós, cedo ou tarde. Além do envelhecimento, fatores como traumas oculares, inflamações ou infecções podem acelerar esse descolamento.

Quando devo me preocupar?

Embora o descolamento do vítreo seja comum, ele pode, em alguns casos, causar um rasgo na retina. Isso ocorre porque o vítreo, ao se soltar, pode puxar a retina com força excessiva, provocando uma ruptura.

Consequências do rasgo na retina

  • Um rasgo não tratado pode permitir a entrada de líquido, acumulando-se atrás da retina.
  • Isso pode levar a um descolamento de retina, uma condição grave que exige cirurgia de emergência.
  • Se não tratado a tempo, o descolamento de retina pode causar perda irreversível da visão.

Se você está vendo flashes de luz, não ignore os sintomas! Agende imediatamente uma consulta com um oftalmologista para descartar complicações.

E os flashes desaparecem?

Sim! Após o vítreo se desprender completamente, os flashes tendem a sumir. Porém, você pode começar a notar pontos pretos flutuantes na visão, conhecidos como moscas volantes. Esses pontos são pedaços do vítreo que se soltaram e agora flutuam dentro do olho.

Como proceder em diferentes cenários

  1. Flashes sem rasgo na retina
    Se você fez uma avaliação oftalmológica e não foi detectado nenhum rasgo, fique tranquilo. Apenas tenha paciência, pois os flashes desaparecerão com o tempo.
  2. Flashes com rasgo na retina
    Se o exame detectou um rasgo, é essencial realizar tratamento a laser imediatamente. Esse procedimento sela o rasgo e evita o descolamento da retina.

Compartilhe essa informação

Agora que você sabe que não está “endoidando”, mostre esse conteúdo para amigos e familiares que possam estar passando por isso. E lembre-se: cuidar da saúde ocular é fundamental!

Se você achou esse texto útil, deixe um comentário e continue acompanhando informações sobre saúde visual. 💡👁️

Compartilhe esse post

Dr. Délio Evangelista

Dr. Délio Evangelista

Sócio-fundador da Neo Oftalmologia.
Graduação em Medicina - Universidade Federal de Sergipe;
Residência Médica em Oftalmologia - Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp;
Catarata e Ultrassonografia Ocular - Instituto Suel Abujamra;
Fellow (subespecialização) em Retina Vítreo.

Deseja marcar uma consulta ou tirar suas dúvidas sobre nossas cirurgias e tratamentos?