Visão embaçada pós refrativa ? O que é?

Olá, família Visão Raio X!

Se você está aqui, provavelmente fez uma cirurgia refrativa e está preocupado porque sua visão ainda não está como esperava. Mas calma, há explicações para isso, e vamos abordar tudo neste vídeo.

Flutuações Visuais: Um Processo Normal

Nas primeiras semanas após a cirurgia refrativa, o embaçamento visual é totalmente normal. Esse efeito pode durar entre 15 a 45 dias. Durante esse período, é comum a visão flutuar: em alguns dias você pode enxergar muito bem e em outros, sentir embaçamento. Isso faz parte do processo natural de cicatrização.

Quando o Embaçamento Persiste Além dos 45 Dias

Se já se passaram 45 dias e sua visão continua embaçada, é possível que outros fatores estejam interferindo. Vamos explorar algumas causas comuns:

  1. Olho Seco
    • Após a cirurgia, o olho seco é uma das principais causas de embaçamento visual. O uso de colírio lubrificante é essencial, especialmente no primeiro ano após o procedimento.
    • O ressecamento interfere na qualidade ótica da superfície ocular, o que dificulta a passagem de luz e resulta em visão turva.
  2. RZE (Cicatriz na Córnea) em Pacientes PRK
    • Pacientes que fizeram a técnica PRK podem desenvolver uma cicatriz chamada RZE (Haze), que embaça a visão.
    • Felizmente, hoje em dia, o uso de mitomicina durante a cirurgia reduz o risco. Contudo, pacientes com graus mais elevados e pessoas que vivem em regiões ensolaradas (como no Norte e Nordeste do Brasil) têm um risco maior de desenvolver essa condição.
    • Tratamentos incluem o uso de colírios à base de corticoides e Losartana. Em casos persistentes, uma cirurgia chamada PTK pode ser indicada, mas apenas após 6 meses de evolução, já que a maioria dos casos de RZE se resolve sozinha.
  3. Crescimento Epitelial na Interface (LASIK)
    • Se você fez LASIK, pode ocorrer um fenômeno chamado crescimento epitelial, onde as células da superfície da córnea invadem a interface do flap, causando embaçamento.
    • Tratamento pode ser feito com colírios à base de corticoides. Em casos mais graves, é necessário reabrir o flap, lavá-lo e reposicionar.
  4. Descentração do Flap (LASIK)
    • Outra causa em quem fez LASIK é a descentração do flap, que pode causar estrias e afetar a visão.
    • O tratamento envolve o reposicionamento do flap e, em alguns casos, o uso de pontos ou cola na sua borda.
  5. Erro na Correção do Grau
    • Em alguns casos, a cirurgia pode não ter corrigido todo o grau necessário. Nesse caso, é indicado esperar 6 meses para que a cicatrização estabilize e, se necessário, realizar um retoque.

Conclusão

Se você está passando por embaçamento visual após a cirurgia refrativa, pode haver diferentes causas. Seja olho seco, cicatriz na córnea ou outros fatores, é fundamental ter paciência e seguir as orientações do seu médico para garantir uma recuperação completa.

Deixe nos comentários o que você acha que está acontecendo no seu caso e, se o vídeo foi útil, inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber mais conteúdos como este.

Até a próxima!

Compartilhe esse post

Dr. Délio Evangelista

Dr. Délio Evangelista

Sócio-fundador da Neo Oftalmologia.
Graduação em Medicina - Universidade Federal de Sergipe;
Residência Médica em Oftalmologia - Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp;
Catarata e Ultrassonografia Ocular - Instituto Suel Abujamra;
Fellow (subespecialização) em Retina Vítreo.

Deseja marcar uma consulta ou tirar suas dúvidas sobre nossas cirurgias e tratamentos?